quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EFEMÉRIDE: TROAM OS CANHÕES EM STALINGRADO




Em 2013 completam-se 70 anos da reviravolta na II Grande Guerra, marcada por uma série de vitórias da União Soviética contra o aparato militar nazista na Frente Oriental. 

1943 foi um ano decisivo para frustrar os planos urdidos pelos nazistas, cujo objetivo era o extermínio das raças tidas como inferiores e submeter definitivamente os sobreviventes à chamada Herrenwolk: Raça de Senhores. 

Em 22 de Junho de 1941, sequenciando uma série de atos agressivos sem paralelo na história humana, a Alemanha Nazista inicia a Unternehmen Barbarossa. Isto é, a Operação Barbarossa.

A Operação Barbarossa tinha por meta a derrota total da União Soviética, para com os recursos desse país vencer a guerra e dividir o mundo com o Japão e a Itália.

Rompendo ritos diplomáticos mais elementares, os agressores fascistas invadiram a URSS sem declaração de guerra.

Hitler havia mobilizado 180 divisões de soldados - 4,5 milhões de homens - integrantes de uma ampla coalizão agressora apoiada por 4.000 tanques, 46.000 peças de artilharia, 600.000 veículos e 750.000 cavalos.

Esses exércitos abriram uma frente com mais de 2.900 km de extensão, ao longo da qual toda sorte de atrocidades foram cometidas.

Mas, no que configurou terrível advertência aos invasores, os planos de derrotar a União Soviética em seis meses foram logo frustados pela resistência implacável oferecida aos intrusos. 

Na frente de Rostov, as forças nazistas foram obrigadas a bater em retirada, fustigadas pelo canhoaço soviético e por grupos guerrilheiros - os chamados Vingadores do Povo - que na retaguarda exterminavam os invasores sem piedade. 

Pior ainda foi a batalha de Moscou, onde o general Zukov infligiu dura derrota à Alemanha nas portas da capital soviética. Em poucas semanas, milhares de prisioneiros alemães eram conduzidos à Praça Vermelha para desfilar diante do Mausoléu de Lênin, uma antecipação de dias terríveis que seriam impostos aos nazistas assassinos.

Insistindo em seu propósito em eliminar a URSS, em 1942 a Alemanha Nazista lança uma audaciosa ofensiva na direção do rio Volga e dos campos petrolíferos do Cáucaso, episódio cujo epítome foi a Batalha de Stalingrado. 

Ao longo de meses, a Wermacht - a máquina de guerra nazista - tentou tomar a cidade e cruzar o rio Volga, sendo detidos em sucessivas batalhas pelo exército vermelho.

Mas tratou-se de um esforço inútil: em Fevereiro de 1943 a guarnição nazista de Stalingrado foi forçada à rendição incondicional, uma derrota até então sem precedentes para as forças do Eixo na Europa. 

Acredita-se que a Werhmacht tenha perdido nessa batalha 20% do seu potencial bélico. O impacto político da derrota foi ainda maior. Stalingrado marcou o refluxo generalizado da invasão nazista, cujo epílogo foi a tomada de Berlim pelas forças de Zukov, que também planejara a resistência e a ofensiva que destruiu os exércitos alemães em 1943.

Para a vitória em Stalingrado, a perícia da artilharia foi um grande destaque. Confiram o poder de fogo do exército soviético nos links que seguem:

http://www.youtube.com/watch?v=N0FbGuImTCE

http://www.youtube.com/watch?v=oGV1Duq5wLk


0 comentários:

Postar um comentário