quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

TEXTO WALDMAN SOBRE O IMPÉRIO DO MALI PUBLICADO EM ANGOLA


O Fabuloso Reino dos Mansas do Mali, texto pedagógico que circula desde 2003 nos cursos de afro-educação que desenvolvo em vários pontos do país, foi publicado pelo prestigiado jornal CULTURA, de Luanda, República de Angola. 

Fiquei muito satisfeito em saber que esse texto foi bem recebido na outra margem do Atlântico! 

O Fabuloso Reino dos Mansas do Mali relata os principais aspectos relacionados com o Império do Mali, notável formação política tradicional africana dos séculos XIV-XVI.

Tal como muitos outros fatos da história africana, o Mali não tem recebido a atenção que merece por parte da historiografia ocidental.

O que segue é o link do artigo, tal como publicado pelo jornal CULTURA nº 45, de Novembro de 2013:


Ademais, Quem desejar conhecimento acadêmico sobre o Mali, saliento que o paper Africanidade, Espaço e Tradição: A Topologia do Imaginário Africano Tradicional na crônica "griot" de Sundjata Keita, também está disponível aos interessados.

Africanidade, Espaço e Tradição foi originalmente publicado no ano 2000 pela Revista África, nº 20-21, do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (CEA-USP). 

Em 2007, o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), o mais famoso centro de pesquisas da França, considerou Africanidade, Espaço e Tradição como paper acadêmico de relevância internacional, disponibilizando-o no site da entidade. Seguem os links:

Para acessar o texto:

Para acessar a ficha catalográfica do CNRS:


Boa Leitura para todos!

0 comentários:

Postar um comentário