segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A CONSPIRAÇÃO DO CORONAVÍRUS


Para a teoria da conspiração que tem circulado, argumentando que o coronavírus escapou ou foi liberado por “alguém”, parte da mídia do Oriente Médio já tem a resposta: foi uma conspiração dos EUA e Israel para arruinar a economia chinesa.

Além do coronavírus, os dois países são também apontados como responsáveis por outros surtos epidêmicos na China e no mundo árabe, assim informa o Instituto de Pesquisa em Mídia do Oriente Médio (MEMRI).

No início de fevereiro, o jornal oficialista sírio Al-Thawra afirmou: “Do Ebola, Zika, SARS, gripe aviária e gripe suína, passando pelo antraz e pela doença da vaca louca até o vírus corona, todos esses vírus mortais foram fabricados pelos EUA e ameaçam aniquilar os povos do mundo” [ ... ] “Os EUA transformaram a guerra biológica em um novo tipo de guerra, com o qual pretendem mudar as regras do jogo e desviar os conflitos do caminho convencional”.

Já o site de notícias egípcio Vetogate.com aprimorou mais ainda a narrativa, especificando o modus operandi dos conspiradores: “As fábricas americanas são as primeiras a fabricar todo tipo de vírus e bactérias, do vírus da varíola virulenta e do vírus da peste bubônica a todos os vírus que vimos nos últimos anos, como a doença da vaca louca e a gripe suína", afirmou o site.

Do mesmo modo, o site egípcio comenta as motivações econômicas, dado que os supostos mentores da difusão do vírus captariam “bilhões de dólares gastos na China em tratamentos e medicamentos de emergência”, que a propósito, informa Vetogate.com “serão fabricados por uma empresa israelense”.

A respeito do relatado, cabem os reparos:

1.  A imprensa árabe extremista tem ao longo dos anos colecionado “conspirações sionistas”: alastramento da AIDS, prática de rituais de sangue e criação do “mito do Holocausto”. Logo, o coronavirus seria tão só mais uma das maldades de Israel.

2.  Israel e China assinaram acordos de comércio de alta tecnologia nos últimos anos. A Israel não interessa perder milhões de clientes.

3.  Em Janeiro de 2020, a China assinou com a administração Trump acordos que garantirão centenas de bilhões de dólares para empresas americanas. Assim, os EUA teriam menos motivos ainda para por em risco a nova galinha dos ovos de ouro.

4.  A China, até agora a primeira e principal vítima do vírus, não se pronunciou sobre eventuais responsáveis, sejam estes conspiradores ou não.


MAURÍCIO WALDMAN
Jornalista - MTb 79.183-SP
Contato: mw@mw.pro.br

Maurício Waldman Textos masterizados
http://mwtextos.com.br/


        
                   Deixe seu comentário se assim desejar


MORE INFO:

Middle East Media Research Institute (MEMRI)

Reddit: the front page of the internet





0 comentários:

Postar um comentário