sábado, 15 de agosto de 2015

BLADE RUNNER: MOMENTOS FINAIS DE UM FILME MAGNÍFICO


Blade Runner - O Caçador de Andróides, é um filme de ficção científica datado de 1982, desde então se mantendo como peça cinematográfica de referência em todo o mundo.

Dirigido pelo talentoso Ridley Scott, Blade Runner foi, dentre outros atores, estrelado por Harrison Ford (o caçador de andróides) e por Sean Young (Rachel), que formam o par romântico do filme.

A narrativa tem por cenário a cidade de los Angeles no ano de 2019, ilustrando uma situação de decadência urbana, à qual se agrega uma leitura de colapso ambiental e de perda do sentido de vida por parte dos habitantes.

Neste ambiente, Harrison Ford interpreta um caçador de replicantes, seres geneticamente combinados cuja função no filme é dar respaldo à colonização de outros planetas.

Um a um os replicantes são perseguidos e mortos, pois passaram a constituir uma ameaça ao sistema.

Contudo, embora resultantes de criação laboratorial, ao longo do filme os replicantes parecem adquirir características humanas, enquanto os que seriam verdadeiramente humanos adquirem em escala crescente características desumanas.

Os momentos finais de Blade Runner apostam justamente nesta direção: o quanto o não-humano pode transfigurar-se em humano. Segue o link para pensar a respeito: 

0 comentários:

Postar um comentário