sábado, 15 de agosto de 2015

VIDEODROME: FILME INTRIGANTE, INCOMUM E ASSUSTADOR


Muito comentado pelos especialistas e foco de controvérsias, Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983), produção canadense dirigida pelo polêmico diretor David Cronemberg, destacou-se como filme de referência. Após 32 anos do seu lançamento, o filme permanece o que foi desde o inicio: um cult movie.

A trama do filme se desenrola com centro no par (foto) formado por Max Renn, diretor da Civic TV (James Woods) e a apresentadora de rádio Nicki Brand (Deborah Harry), ambos seduzidos por Videodrome, uma rede de alucinações criada por Brien O’Blivion (Jack Kreley), um cientista que perde o controle do projeto para uma organização extremista.

Este enredo é acompanhado de cenas que sugerem a película é um filme de horror mesclada a uma science fiction. Entretanto, em razão do filme ser absolutamente idiossincrático, definições como estas poderiam ser entendidas como simplistas.

Videodrome: A Síndrome do Vídeo é por definição um filme incomum e tentar enquadra-lo em categorias rígidas compromete o leque de proposições expostas na película. Todavia, uma noção é essencial: a dimensão do percepcionamento da realidade, exposta no filme pelo cientista Brien O’Blivien:

“A tela da TV é a retina dos olhos da mente. Deste modo, a tela da TV se torna parte da estrutura física do cérebro. Então, qualquer coisa que apareça na tela da TV surge como uma experiência real para os que a assistem. Portanto, TV é realidade. E realidade é menos que TV”.



A partir deste axioma é que o filme é estruturado. Intrigante e perturbador, o filme foi selecionado como uma das 23 mais estranhas produções cinematográficas por List of Best, homenageado como um dos Cem Filmes Essenciais da história do cinema pelo Toronto International Film Festival e ademais, listado no livro 1001 filmes para ver antes de morrer. 

Para os que ficaram curiosos com o filme, segue uma síntese - The Best of Videodrome - com fragmentos da versão original em língua inglesa:

https://www.youtube.com/watch?v=GauIzLzlR3c










0 comentários:

Postar um comentário