sábado, 15 de agosto de 2015

ENCONTRO COM LESTER BROWN


Honradamente, em Outubro de 2009 fui convidado para um encontro de petit comité com o ambientalista estadunidente Lester Russell Brown.

Evento promovido pelo Bradesco - Banco do Planeta no Auditório do MASP na capital paulista, na ocasião Lester Brown lançou a tradução para o Português do livro “Plano B 4.0: Mobilização para salvar a civilização”, obra icônica do ambientalismo mundial.

Uma das dezenas de contribuições com as quais presenteou o mundo no seu permanente alerta quanto à saúde ambiental do Planeta, neste lançamento tive a grata oportunidade de conhecer Lester Brown pessoalmente, assim como trocar impressões com este venerando pensador ambiental.

Nascido em 1934, Brown é o maior ambientalista vivo de projeção internacional. Ao ativismo deste memorável ecologista norte-americano devemos a fundação do Worldwatch Institute e do Earth Policy Institute, duas das mais famosas instituições ambientais da era contemporânea. 

Brown tem seu nome associado a muitos títulos e horarias. Além de ser um MacArthur Fellow, Lester Brown foi laureado, em reconhecimento pelo seu trabalho, com o icônico Prêmio para o Ambiente das Nações Unidas em 1987.

Pioneiro do movimento ambientalista, Brown tem livros traduzidos para mais de 40 idiomas, uma produção bibliográfica que o torna um dos mais prolíferos autores contemporâneos, e também, um dos mais universais.

Para não me alongar muito, seria suficiente registrar que em 1986 a Biblioteca do Congresso dos EUA - um dos mais memoráveis acervos de textos, livros e documentos de todo o mundo - solicitou cópias de todos os seus escritos ainda inéditos para serem salvaguardados pela instituição. 

Esta foi a primeira vez na história da Biblioteca do Congresso que um autor ainda vivo foi merecedor de tamanha distinção.

Creio que estas breves colocações sobre a trajetória de Lester Russel Brown são mais do que suficientes para justificar a redação deste post no meu Blog.

Assim como a foto batida em 2009 registrando meu encontro com Brown, gentilmente cedida pela minha colega jornalista Juliana Lopes.

0 comentários:

Postar um comentário