sábado, 15 de agosto de 2015

CENÁRIOS DA ERA DO LIXO


Seguramente, o lixo tem solicitado as atenções dos mais diferentes atores sociais e segmentos da opinião pública. 

Não por outra razão senão pelo fato da proporção assumida por este problema no mundo contemporâneo ter sido alçada a dimensões verdadeiramente sem precedentes. 

Seria pertinente ressalvar que ponderando sobre o assunto, o geógrafo Jean Gottman se prontificou a definir a época atual como Era do Lixo e do Refugo. 

Dado que a literatura relacionada com o tema registra descarte mundial superior a 35 bilhões de toneladas de resíduos por ano, dificilmente seria possível deixar de corroborar com tal definição. 

Outra conclusão é que não haveria como tal cifra deixar de impactar os sistemas ecológicos assim como o ambiente urbano, este último o espaço de vida da maioria dos humanos. 

Incontestavelmente, a temática dos resíduos reclama posicionamento da sociedade como um todo e ademais, reclama soluções visando dar conta deste desafio.

Sendo eu um pesquisador que desde 1991 vem se dedicando ao tema, seria de se esperar que tal preocupação estivesse consignada em livros, textos, entrevistas e documentos.

Gostaria então de sinalizar para o meu livro Lixo: Cenários e Desafios. Lançado pela Cortez Editora em 2010, rapidamente o material foi granjeado por enorme aceitação. 

Em 2011 foi indicado como obra finalista do Prêmio Nacional Jabuti no quesito melhor livro de ciências naturais. Mais ainda, tratou-se do primeiro livro na temática dos resíduos sólidos a alcançar esta distinção.

Desde então, de modo incessante, o material tem sido referenciado e referendado pelo campo acadêmico e pelo público em geral.

Neste sentido, quem nutrir curiosidade sobre Lixo: Cenários e Desafios, segue link com maiores informações:


Ademais, muitos outros materiais estão postados no Portal Acadêmico do Professor Maurício Waldman: www.mw.pro.br. Para acessar os textos, basta colocar as Key-words lixo (26 resultados) e/ou resíduos sólidos (22 resultados) na ferramenta de Busca do site.

Bom proveito a tod@s!

0 comentários:

Postar um comentário