sábado, 15 de agosto de 2015

O HOMEM QUE TENTOU MATAR HITLER



O carpinteiro alemão Johann Georg Elser (04-01-1903 / 09-04-1945), cuja imagem está registrada na foto plotada neste post, é um dos meus heróis pessoais.

Em 8 de novembro de 1939, Elser, agindo inteiramente sozinho, colocou uma bomba atrás da tribuna regularmente usada por Hitler na cervejaria de Munique onde anualmente comemorava o golpe fracassado de 1923 (“Putsch”), na tentativa de derrubar a República de Weimar.

O atentado foi preparado de forma minuciosa. Durante um ano Ester acumulou explosivos e construiu o detonador utilizando mecanismo de relojoalheria. A carga explosiva foi instalada no interior do pilar central da cervejaria, próximo do ponto onde Hitler sempre discursava.

Todavia, o líder nazista deixou o local mais cedo do que o esperado. Foi assim que o plano que poderia ter detido a Segunda Guerra Mundial - iniciada poucas semanas antes - caiu por terra.

Georg Esler foi um opositor do Nazismo desde o surgimento do regime. Inicialmente motivado pelas condições de vida e trabalho da população, Esler se indispunha fortemente com o caráter truculento do nazismo e a perseguição aos judeus.

Preso logo após o fracasso do atentado, Johann Georg Esler foi despachado para o campo de concentração de Dachau, onde permaneceu vivo quase ao final da guerra.

Porém, em Abril de 1945, quando derrota alemã era iminente e a os aliados estavam cada vez mais próximos de Dachau, Hitler ordenou que o "prisioneiro de segurança especial Esler",tal como o carpinteiro era rotulado, fosse executado.

Esta história, ainda pouco conhecida do grande público, foi o foco do filme “13 Minutos”, do cineasta alemão Oliver Hirschbiegel. O título refere-se aos 13 minutos antes do previsto da saída de Hitler da cervejaria, que deste modo colocou-se a salvo da explosão.

O lançamento de “13 Minutos” está previsto para Novembro de 2015. Para saber mais sobre o filme e sobre Georg Esler, seguem duas sinopses:


Sinopse de “13 Minutos” por Euro News (em português):


Sinopse de “13 Minutos” por Daily News (em inglês):

0 comentários:

Postar um comentário