sábado, 15 de agosto de 2015

FRASES PARA PENSAR: EVANS PRITCHARD



A vida e obra do antropólogo britânico Edward Evans-Pritchard (1902-1973) foi das mais memoráveis. Personalidade intelectual de primeira grandeza da Antropologia Social, a trajetória de Pritchard não se restringiu às salas de aula da Universidade de Oxford.

As pesquisas de campo que desenvolveu, especialmente no continente africano, lhe granjearam fama mundial. Ao mesmo tempo, o antropólogo envolveu-se com o contexto histórico-político de sua época, particularmente na defesa do seu país, o Reino Unido.

Agraciado com o título de "Sir" - equivalente a "Cavaleiro do Império Britânico", Knight of the British Empire - o legado de Pritchard é referência matricial nas mais diferentes vertentes do trabalho antropológico.

Nota importante nos escritos de Evans Pritchard foi a lúcida visão que expunha sobre seu trabalho. Escreveu o antropólogo na página 15 da edição brasileira de 1978 do clássico “Os Nuer”:


“Um homem deve julgar suas obras pelos obstáculos que superou e as dificuldades que suportou, e, por tais padrões, não fico envergonhado dos resultados”. 


Máxima de um cientista na fase madura, a frase nos incita a pensar com objetividade sobre nossos feitos. Avaliação que apenas pode ser realizada na profundidade do íntimo de cada um de nós.

0 comentários:

Postar um comentário